O que você precisa saber para ter sucesso no cadastro e criar uma grande carteira de clientes

A experiência do varejo no momento do cadastro de clientes é normalmente de insucesso ou de enfrentar muita resistência pois, na maioria das vezes, o cliente não fornece seus dados ou não está disposto a fazer o cadastro naquele momento. Você não pode correr o risco de que seus clientes saiam de sua loja sem fornecerem meios de entrar em contato com eles novamente se você deseja enriquecer a sua base de clientes.

Ter uma base de clientes rica em quantidade e com a qualidade de possuir informações de contato corretas é muito importante para você conhecer seu público, comunicar de forma assertiva e fazê-lo retornar à loja.

Por isso você deve ter sucesso no momento do cadastro e superar algumas barreiras, evitando que o cadastro se torne um incômodo, senão o cliente ficará indisposto a fornecer seus dados.

Como controlar uma carteira com mais de um milhão de clientes e a importância de efetuar um cadastro rápido inicial

Se você for, por exemplo, uma franquia em controle de mais de um milhão de cadastro de usuários em sua rede, ou um franqueado que possui uma carteira de 5 mil clientes, com informações como número de celular, e-mail,  sexo, idade, endereço, tempo que não retorna à loja, você conseguirá direcionar campanhas pontuais para segmentos específicos de clientes. E as informações de celular ou e-mail o ajudarão a entrar em contato com esses clientes e fazerem retornar a sua loja para comprar mais.

Então, com esse tipo de informações você desenvolve campanhas com direcionamento específico. Nesse exemplo, você poderia segmentar uma promoção somente para clientes do sexo feminino que não retornam à loja a mais de três meses, com uma promoção de 50% num produto X que já foi comprado por eles no passado. Assim, você reduz a sua comunicação de 1 milhão de clientes para uma fatia bem menor e específica, tornando a campanha mais econômica e eficaz. Mas isso só será possível se você obtiver sucesso no cadastro do seu cliente.

A quantidade de informações que utilizamos para segmentar essa campanha seria o ideal para toda a franquia, mas como fazer com que os clientes concedessem essas informações sem resistência?

A resistência que o cliente apresenta no cadastro e como superá-la

Os clientes normalmente não estão dispostos a fazerem o cadastro na sua loja por diferentes motivos, entre eles:

Não estar disposto a retornar, possuir um senso de urgência para se retirar da loja, acreditar que informações como CPF são muito pessoais, ser cliente fiel de outra loja ou de estar pré-disposto a negar pois todas as lojas que frequenta solicitam para que ele faça cadastro no momento de compra.

A grande perda para sua rede é que você deixa de conquistar um novo potencial cliente que poderá se fidelizar, ou deixa de trazer os clientes antigos para fazer um consumo mais assíduo. A longo prazo, você corre o risco de ter poucos dados dos seus clientes, dificultando que você conheça melhor sua carteira, desenvolva campanhas de marketing efetivas e perca futuras vendas apenas por não ter o esforço inicial no momento de cadastro.

Cadastre em dois passos : Um cadastro rápido inicial e um cadastro completo quando o cliente retornar à loja.

Para superar essa resistência, percebemos que a melhor prática a se adotar e que implementamos no Kiskadi, é  exigir do cliente no contato inicial somente as informações essenciais para viabilizar o contato com ele.
Com o mínimo de dados possível no primeiro cadastro, o cliente passa a estar mais disposto a conceder os dados e essas informações já são o suficiente para viabilizar a comunicação entre vocês. Se você integrar com o seu PDV, apenas solicitando nome e telefone do cliente você possuirá também informações completas das compras que ele realizou contribuindo ainda mais para o seu banco de dados.
Veja abaixo o exemplo de uma tela de cadastro rápido do Kiskadi:

Cadastro Rápido no Kiskadi exigindo somente Nome e Telefone Obrigatórios.

Assim, no momento do cadastro rápido pelo Kiskadi, utilizado para o primeiro contato, você pode personalizar quais informações são essenciais de serem coletadas para o seu estabelecimento. Para ter sucesso e grande taxa de adesão dos clientes, nós sugerimos que seja coletado somente o nome e telefone, mas você pode personalizar conforme sua intenção, incluindo também informações de data de aniversário, CEP, CPF, entre outros.

Esse momento é útil também para você inserir TAGS para categorizar o cliente.

As TAGS são marcações que é possível fazer em cada cliente que irá inserí-lo em uma lista específica, segmentado por essa categoria. Por exemplo, se você identificar que em uma primeira compra o cliente adquiriu produtos diet e naturais, você pode inserir as tags DIET; NATURAIS no seu cadastro. Assim, quando no futuro você for desenvolver campanhas direcionados para o público que consuma produtos dessa categoria, o cliente já irá fazer parte dessa lista e irá receber as mensagens. As TAGS possuem a função de organizar, classificar e tornar simples o gerenciamento da sua cartela de clientes.

Lembrando que esse momento de cadastro rápido é somente para o momento inicial. O cadastro completo será efetuado quando o cliente retornar a sua loja para resgatar a recompensa do seu programa de fidelidade, que será o momento em que ele estará mais suscetível a fornecer informações mais ricas e detalhadas, pois estará ganhando um benefício na sua loja.

Com esse approach a sua rede ou franquia tem muito a ganhar, pois as informações inseridas na sua carteira de clientes são ricas e possíveis de serem gerenciadas adequadamente conforme seu interesse. Veja aqui o guia básico para aumentar a efetividade do seu programa de fidelidade.

O cadastro rápido que você faz no momento da primeira compra torna-se somente uma forma de ter os dados de seus clientes para entrar em contato, de forma que, podendo personalizar quais as informações iniciais são essenciais para seu negócio, seja aniversário, CPF, entre outros, você pode agilizar o quanto achar necessário esse momento de cadastro inicial.

Havendo integração com seu PDV, você coletará ainda mais informações sobre seus clientes. Veja aqui o exemplo que trazemos da integração do Kiskadi com o Microvix e os diferentes tipos de campanhas que você pode desenvolver coletando informações básicas no momento de cadastro e integrando o Kiskadi ao seu PDV.

Superando as barreiras iniciais de coletar dados e informações dos seus clientes, você conseguirá ter maior eficiência à longo prazo nas suas campanhas e informações ricas para entender o seu público e consumo. Por isso, implementar um cadastro inicial rápido e deixar para completa-lo somente durante o resgate de benefício é muito efetivo para você ter essa carteira de cliente completa.

 

By | 2018-01-09T17:14:40+00:00 July 10th, 2017|Produto|

About the Author:

Marketing na Kiskadi. Estudante de ADMINISTRAÇÃO na UFRGS. Pesquisador em Experiência de Usuário e Economia Criativa em Porto Alegre. Sempre disponível para um café!